"Se exponho a você minha nudez como pessoa, não me faça sentir vergonha!"

sábado, 24 de maio de 2008

Orkut, Orkut meu!

“Há no mundo alguém mais bela do que eu?”. A pergunta da rainha vaidosa foi feita a um espelho mágico há muito tempo, em um reino bem distante. Hoje, o melhor seria fazer o questionamento a outra ferramenta, muito mais poderosa: o Orkut!
Para a psicóloga e psicoterapeuta Jordana Yaspers, o Orkut é uma espécie de instrumento para os vaidosos. “Você já viu alguma foto com a legenda: ‘eu entrando no prédio do SPC’, ‘deprimida depois da demissão’ ou ‘chorando quando meu namorado me largou’? Muito pelo contrário, as pessoas estão sempre lindas, bem-sucedidas e felizes no Orkut”, diz ela.
Jordana explica que a vaidade é o desejo de atrair a admiração de outras pessoas e que a necessidade de reconhecimento por parte de um grupo, ou de alguém em especial, vai além da beleza ou da riqueza. “Muita gente quer ser admirada pela cultura, a inteligência, o temor a Deus ou, simplesmente, pela capacidade de cuidar dos filhos. Assim, o Orkut se transforma em um recurso de auto-afirmação”, avalia. E para que a vaidade permaneça sob controle, a psicóloga aconselha: “o Orkut deve ser usado com moderação. Todos nós queremos ser amados e aceitos, mas há algo de muito errado na vida de uma pessoa que só vive em função do quanto é, ou não, admirada”, resume.
Além de prejudicar relações familiares e sociais, a exposição excessiva no maior e mais importante site de relacionamentos do mundo também pode ser perigosa. O administrador em sistemas de informação, Alexandre Silva, explica que o usuário que exagera nas fotos e nos dados pessoais pode ser vítima, no mínimo, de fofoca. Os casos mais graves podem chegar a crimes como o seqüestro. “Fotos dizem muito sobre uma pessoa, especialmente sobre a posição social. Alguns usuários divulgam telefone, endereço e local de trabalho, o que não é recomendável. Quem nunca ‘rastreou’ alguém pelo Orkut?”, desafia.
Tudo isso, sem falar nos programas de edição de imagem, como o Photoshop e o Coreldraw, que promovem mudanças radicais na fisionomia de uma pessoa. “Atualmente, todo álbum de Orkut tem, no mínimo, uma foto mexida. Os ajustes vão das cores e do brilho até a cirurgia plástica completa.”, comenta Alexandre.
Orkut, Orkut meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu? As Brancas de Neve que se cuidem, a rede não é nenhum conto de fadas. Haja vaidade! Haja rainha má!

Um comentário:

Anônimo disse...

eu!!!
desssjeitin...
Karyne